Melhores criptomoedas para investir em 2021

Minerar Criptomoedas vale a pena?

As moedas digitais são um tema constantemente presente nas notícias. Muita gente diz ter ganhado dinheiro nesse negócio. Mas afinal, minerar criptomoedas vale a pena?

O mundo da criptomoeda é muito amplo, não basta saber o nome das mais importantes e apostar nelas. Quem quer investir nesse mercado precisa de cada vez mais detalhes sobre a tecnologia e a rentabilidade que estão por trás dessas moedas digitais.

Sem dúvida, comprar criptomoedas é a melhor maneira de obter lucros com elas. Porém, há por trás dessa tecnologia revolucionária uma atividade, até mesmo muito mais lucrativa do que a compra de moedas digitais.

Certamente essa atividade, como todas as relacionadas com o mundo das criptomoedas, requer amplo conhecimento das mesmas, já que qualquer tipo de “negócio” que queira iniciar com este tipo de moedas digitais tem um alto nível de risco, pois é um prática relativamente recente.

Por esse motivo, se você deseja entrar na chamada mineração de criptomoedas, saiba que pode embarcar em um empreendimento muito lucrativo, mas que requer um alto investimento.

Depois de determinar qual moeda deseja minerar, você precisará estabelecer se esse projeto será lucrativo.

Por isso, trazemos para você uma lista das 10 principais criptomoedas que, atualmente, representam uma excelente oportunidade para começar a ganhar seus primeiros reais com a mineração de criptomoeda.

Além disso, contaremos mais alguns detalhes que o ajudarão a entender esse mundo maravilhoso.

Descubra quanto custa um PC para minerar Bitcoin

Criptomoedas: Minerar Criptomoedas vale a pena
Imagem: Pixabay

Minerar criptomoedas vale a pena: o que afeta a lucratividade da mineração de criptomoedas?

Sabemos que os custos da eletricidade afetarão a lucratividade da mineração de criptomoedas, mas que outras coisas devemos considerar?

Primeiro, você precisará examinar o preço da criptomoeda, porque quanto mais valiosa ela for, mais lucrativa será para a mineração.

A dificuldade de mineração e a taxa de hash (o nível de competição para minerar essa moeda) também afetarão seu sucesso ou sua participação em uma competição já saturada.

Finalmente, considere a eficiência do seu equipamento. As máquinas em que você investe dependem muito do seu orçamento e devem ser avaliadas em relação à dificuldade da área. Quem tiver o dinheiro e o tempo suficientes para investir, verá que minerar criptomoedas vale a pena.

Entenda a tecnologia usada pelas criptomoedas

As 10 criptomoedas mais lucrativas para minerar em 2021

Vamos mergulhar em nossa lista das melhores criptomoedas para minerar em 2021, mas não sem antes dar uma definição breve e simples de alguns termos que nos ajudarão a entender melhor a rentabilidade de cada criptomoeda.

Algoritmo de mineração

É o conjunto de dados e operações ordenadas, em computação, que permite cálculos e encontrar soluções para uma série de problemas computacionais.

No mundo das criptomoedas existem milhares de algoritmos que dão segurança a cada uma das plataformas desse mundo.

Função Hash

Essa função se encarrega de criar uma cadeia de dados e somente a partir dessa pode ser criada uma nova. Ou seja, cria novos códigos que permitem a verificação das transações realizadas com criptomoedas.

Recompensa

Essa é a quantidade de criptomoedas que um minerador recebe para descriptografar um bloco de dados em uma série de transações virtuais. Ou seja, o que você vai ganhar graças ao seu equipamento de mineração.

ASIC (por sua sigla em Inglês)

Em palavras simples, é o computador que você configura exclusivamente para o exercício de mineração de Bitcoin, uma vez que requerem uma estrutura especial para um bom desempenho.

Sem mais delongas, vamos começar com nossa lista das moedas mais lucrativas para minerar em 2021.

1. ZCash (ZEC)

Zero Cash foi lançado em 2016 e oferece criptomoedas completamente anônimas. Seu algoritmo de mineração permite o uso de placas gráficas de mineração e o fornecimento total é de 21 milhões de moedas.

ZCash usa o algoritmo de hash Equihash. Depende de elevados requisitos de RAM, por isso é necessário equipar ASICs especialmente concebidos para extrair esta moeda.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: Equihash
Recompensa por minerar um bloco: 10 ZEC

2. Ethereum Classic (ETC)

Após o ataque à rede Ethereum, em 2016, a rede se dividiu em duas e o blockchain original tornou-se Ethereum Classic.

A cada 5.000.000 de blocos, a rede reduz o prêmio do bloco, e a transação mais recente data de março de 2020, quando os blocos passaram de 4 ETH para 3,2 ETH. A mineração dessa criptografia ainda é lucrativa e usa a função hash Ethash.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: Ethash
Recompensa de mineração em bloco: 3.2 ETC

Veja como comprar moeda Ethereum

3. GRIN

O Grin foi lançado no início de 2019 e oferece um equilíbrio único entre privacidade e escalabilidade. Ele usa o protocolo MimbleWimble.

O hash de rede influencia a complexidade da mineração dinamicamente, e a mineração pode ser feita por meio de três algoritmos.

Grin tem um suprimento ilimitado de moedas, o que torna a mineração da moeda muito atraente.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: CuckARood-29, CuckAToo-31, Cuckaroom-29
Recompensa de mineração: 60 GRIN por bloco

4. Litecoin (LTC)

Esta criptomoeda sempre permanecerá uma opção viável para mineração. De longe um dos melhores concorrentes do Bitcoin, o Litecoin é muito atraente e tem características sólidas.

Essa criptografia usa o protocolo Scrypt e é a principal mineração de criptomoedas na GPU.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: Scrypt
Recompensa de mineração em bloco: 12,5 LTC

5. Ethereum (ETH)

Ethereum também está presente entre as nossas 10 criptomoedas mais lucrativas para minerar em 2021. Atualmente classificado como a número 2 na lista de criptografia de maior valor, Ethereum oferece uma plataforma que facilita a criação de dapp (aplicativo baseado em blockchain).

A plataforma apresentou os contratos para o mundo. Ethereum usa o algoritmo de prova de trabalho do Ethash e não é limitado.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: Ethash
Recompensa do Bloco de Mineração: 2 ETH

6. Monero (MNR)

Monero é outra criptografia baseada em privacidade que oferece anonimato completo. Criada em 2014, essa moeda teve maior adoção. Monero agora usa o algoritmo RandomX que é continuamente modificado. Essa moeda é uma das melhores opções para mineração de CPU.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: RandomX
Recompensa de mineração em bloco: XMR 1,73

7. Bitcoin Gold (BTG)

Outro hard fork do Bitcoin, o Bitcoin Gold foi lançado oficialmente em 2017. A criptomoeda mudou o algoritmo PoW para Equihash em uma tentativa de democratizar o processo de mineração e se livrar do equipamento especializado de mineração (ASIC).

Projetado especificamente para mineração de GPU, o Bitcoin Gold é uma boa opção para quem procura uma criptomoeda lucrativa para minerar em 2021.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: Zhash
Recompensa de mineração em bloco: 12,5 BTG

8. DASH

Lançado em janeiro de 2014, o Dash está entre as 30 principais criptomoedas em termos de capitalização de mercado. Essa criptomoeda é uma bifurcação rígida de Litecoin e facilita transações internacionais rápidas e seguras.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: X11
Recompensa do Bloco de Mineração: 3.11 DASH

9. Ravencoin (RVN)

Lançado em 2018, o RavenCoin cria e facilita a transferência de ativos ponto a ponto. Foi bem recebido no criptomercados e conseguiu acumular uma capitalização de mercado impressionante em um curto período de tempo.

A moeda também adicionou ótimos recursos à plataforma, como mensagens, carteiras móveis e votação baseada em blockchain.

Esta criptomoeda é atraente para os mineiros devido à sua função hash X16R e à funcionalidade do protocolo KawPoW.

Para evitar o domínio de ASICs no blockchain Raven. Os desenvolvedores criaram um novo algoritmo KAWPOW. É um derivado do ProgPOW com parâmetros Ravencoin específicos. Com este algoritmo, você pode minerar com placas de vídeo AMD.

Algoritmo: KawPoW
Função hash: X16R
Recompensa de mineração em bloco: 5.000 RVN

10. Dogecoin

O que começou como uma criptomoeda de piada rapidamente se tornou uma opção amplamente adotada e surpreendentemente bem-sucedida. Dogecoin usa o protocolo Scrypt e seu fornecimento total não é limitado.

Algoritmo: prova de trabalho (PoW)
Função hash: Scrypt
Recompensa para blocos de mineração: 10.000 DOGE

Leia mais sobre criptomoedas na Wikipédia

Conclusão

Concluímos nossa lista das 10 criptomoedas mais lucrativas para minerar em 2021. Certifique-se de encontrar o equipamento mais adequado para o processo, tenha conhecimento sobre os custos de eletricidade em sua área e outros fatores para determinar se será lucrativo para você.

Sabemos que minerar criptomoedas vale a pena; isso vai depender dos recursos disponíveis.

Deixe um comentário