Quem é Satoshi Nakamoto? O “pai” do Bitcoin

Uma das principais perguntas que envolvem a fundação do Bitcoin é: quem é Satoshi Nakamoto?

Na verdade, o Bitcoin é uma criptomoeda cujo fundador ainda não é oficialmente conhecido, o que dá margem a muitas hipóteses a esse respeito. O que sabemos é que Satoshi Nakamoto é o pseudônimo pelo qual o “pai” do Bitcoin é frequentemente identificado.

Em palavras concretas, Satoshi Nakamoto é um apelido que costuma se referir ao criador da criptomoeda mais popular, e seu respectivo software. Realmente, não se sabe se é uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Isso sem dúvida gerou muita curiosidade na internet a respeito da verdadeira identidade da mente por trás do Bitcoin.

Algumas das teorias mais comentadas na internet podem ser sérias. Por outro lado, outras parecem particularmente bizarras. Mas, deixamos de lado a tarefa de julgá-las, por isso, apresentamos aqui as pistas mais populares que cercam a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto.

Veja também: Quantos Bitcoin existem no mundo?

Mulher sorrindo segurando um símbolo do bitcoin: Quem é Satoshi Nakamoto
Foto: Pixabay

Um pouco da história do Bitcoin

Originalmente, o Bitcoin nasceu do conceito de b-money e bitgold, dois modelos respectivamente datados de 1999 e 2005.

Mas apenas alguns anos depois, o que seria uma das primeiras moedas virtuais do mundo nasceu, quando Satoshi Nakamoto publicou uma primeira mensagem sobre o assunto, em novembro de 2008.

Em 2009 foi criado o primeiro bloco, e depois foi feita a primeira transação, de 10 bitcoins, entre Satoshi Nakamoto e Hal Finney.

Poucos meses depois, começa-se a estimar que um bitcoin, naquela época, teria o valor de US$ 0,001.

No ano seguinte, o desenvolvedor americano Laszlo Hanyecz minerou criptomoedas pela primeira vez e comprou duas pizzas, que pagou com 10.000 bitcoins. Ou seja, tornou-se o primeiro homem a comprar com Bitcoins e o que é mais irônico é que nunca imaginou que aqueles 10.000 bitcoins possam custar em nossos dias mais de 502.296.585 dólares.

Muito mais tarde, por volta de 2017, o Bitcoin bateu recordes e foi estimado em mais de 1.000 euros, atingindo uma capitalização bolsista de 18.500 milhões de dólares.

Ou seja, o Bitcoin conseguiu se tornar a moeda digital mais valiosa. Embora esses números mostrem o quão bem o Bitcoin tem feito, tanto que conseguiu se estabelecer em várias empresas e entidades, bem conhecidas em todo o mundo, a identidade de seu inventor Satoshi Nakamoto ainda é um assunto de total desconhecimento.

Leia mais sobre a história do Bitcoin em Wikipédia

Quem é o inventor do Bitcoin?

Várias pessoas anunciaram que são parte dos primeiros fundadores do Bitcoin e também afirmam ser os que se escondem atrás de Satoshi Nakamoto. No entanto, nenhum conseguiu provar sua identidade. A última postagem com esse pseudônimo no fórum bitcointalk.org foi em dezembro de 2010.

Quatro anos depois, em 2014, a repórter da revista Newsweek Leah McGrath Goodman afirmou ter localizado o inventor do Bitcoin.

De acordo com sua teoria, ele é um homem de 54 anos cujo nome original é, na verdade, Satoshi Nakamoto. No entanto, bastou esperar até o dia seguinte a essa publicação para que uma nova mensagem fosse publicada negando.

Além dessa primeira mensagem, vários pesquisadores da Aston University, na Inglaterra, estão examinando a linguística das mensagens, comparando o texto do documento Cryptography Mailing List, que foi o primeiro documento em que o nome de Satoshi Nakamoto foi mencionado pela primeira vez, com a escrita de pessoas que podem ter inventado o Bitcoin.

Consequentemente, há quase uma dúzia de nomes possíveis que poderiam estar ligados à fundação do Bitcoin. No entanto, alguns dos pesquisadores da origem do Bitcoin e seu fundador deduzem que é Nick Szabo quem está por trás de Satoshi Nakamoto.

Além disso, alguns meses antes, outro pesquisador chamado Skye Gray havia chegado à mesma conclusão durante a realização de um estudo. Um ano depois, o repórter Nathaniel Popper do New York Times conclui a mesma coisa, após investigar o inventor do Bitcoin.

Porém, o implicado nessa série de teorias, que poderia ter terminado aí, o suposto inventor do Bitcoin, Nick Szabo, nega estar por trás do pseudônimo de Satoshi Nakamoto, afirmando que: “Como já disse muitas vezes antes, toda essa especulação é errada, eu não sou Satoshi.”

Como ganhar dinheiro com Bitcoin em 2021?

Mais possibilidades

Como a lista é longa, outra pessoa foi rapidamente identificada como o criador do Bitcoin, Craig Steven Wright, um empresário australiano na casa dos 40 anos, que alegou ser o criador do Bitcoin, logo após a Wired, uma revista mensal americana, compartilhar um artigo que o nomeia como inventor da criptomoeda.

Não muito tempo depois, Gavin Andresen, compartilhou uma declaração que confirmaria essa teoria: “Fui a Londres para me encontrar com o Dr. Wright, algumas semanas atrás, após uma conversa por e-mail isso me convenceu de que havia uma chance muito boa de que fosse a mesma pessoa com quem me comuniquei de 2010 ao início de 2011. Depois de passar algum tempo com ele, estou agora convencido, sem dúvida alguma: Craig Wright é Satoshi Nakamoto ”.

Craig Steven Wright posteriormente forneceu muitos documentos para tentar provar que ele foi realmente o inventor do Bitcoin, mas os especialistas negam essas teorias ao julgar que as chaves PGP das primeiras mensagens enviadas por Satoshi Nakamoto são datadas muito mais cedo.

Por outro lado, outras teorias sugerem que o inventor do Bitcoin poderia ser Hal Finney, o homem que recebeu a primeira transação de Bitcoin de Satoshi Nakamoto. Em 2014, o repórter da Forbes Andy Greenberg conduziu uma extensa pesquisa com base em comparação linguística e chegou a essa conclusão. Finney morreu em 2014 de doença de Charcot, não confirmando nem negando essa teoria.

Quem é Satoshi Nakamoto? Algumas teorias bizarras

Por outro lado, encontramos as teorias mais bizarras, que sugerem, por exemplo, que o próprio Elon Musk poderia ser o inventor do Bitcoin. Em qualquer caso, é nisso que Sahil Gupta, um colega da SpaceX, confiou em um longo artigo escrito no Medium. No entanto, ele negou no Twitter alguns dias depois.

Além disso, existe uma teoria da conspiração que sugere que foi a NSA, a agência de inteligência dos EUA, que inventou o Bitcoin para que o governo pudesse rastrear as transações.

Isso teria introduzido uma brecha que permitiria monitorar as atividades da moeda virtual. Se ela não o concebeu, um americano, Alexander Muse, também afirma em uma postagem do Medium que a organização teria finalmente descoberto quem é Satoshi Nakamoto em 2017, mas infelizmente não pôde anunciar por razões de segurança.

Outra hipótese indica que o Bitcoin é o trabalho de vários grupos de tecnologia unidos em torno de uma única criação, a saber, Samsung, Toshiba, Nakamichi e Motorola, cujas primeiras letras e sílabas constituem a palavra Satoshi Nakamoto.

Finalmente, uma teoria final aponta para um segundo grupo de pesquisadores que podem estar por trás da criptomoeda: Neal King, Vladimir Oksman e Charles Bry, que solicitaram uma patente sobre o assunto, relatou a Fast Company em 2011.

O que é blockchain? Entenda a tecnologia por trás das criptomoedas!

Conclusão

Como vimos, é realmente muito difícil responder com precisão a pergunta: Quem é Satoshi Nakamoto?

Deixe um comentário