Dólares e bitcoins: ganhar dinheiro com Bitcoin em 2021

Vale a Pena investir em Bitcoin? Confira as dicas de Especialistas de Mercado!

Como você gastaria o dinheiro que acumulou durante todo o tempo em que trabalhou? Esta é uma das decisões mais importantes que você pode tomar, pois parte de sua riqueza e de seu futuro estão em jogo. É por isso que você deve agir com inteligência e sabedoria, para minimizar todos os riscos possíveis. Com a alta que o Bitcoin teve no começo do ano, muita gente voltou a perguntar se vale a Pena investir em Bitcoin. Fizemos algumas pesquisas, e abaixo apresentamos alguns detalhes.

Algumas pessoas optam por investir o dinheiro da aposentadoria para continuar a ter retornos, embora sempre haja a questão de saber em que investir. Nos últimos anos, o investimento em criptomoedas cresceu; em princípio porque é um investimento atraente, pois, devido à sua natureza flutuante, o valor dessas moedas pode subir cada vez mais. No entanto, o contrário também é verdadeiro: essas moedas podem sofrer rápida e forte desvalorização.

Muitas pessoas até investiram grandes quantias de dinheiro em Bitcoins e acabaram multiplicando seu dinheiro por milhares de dólares. Mas realmente vale a pena investir em Bitcoin?

Criptomoedas

As criptomoedas caracterizam-se por serem descentralizadas, não havendo Estados ou entidades bancárias que controlem o seu preço, por isso o valor tende a oscilar. Esse é o caso do Bitcoin que oscilou muito nos últimos anos e isso foi benéfico apenas em algumas situações.

Portanto, esse jogo chamado flutuação pode ser tão lucrativo quanto arriscado. É por isso que não é recomendado que alguém invista todas suas economias em Bitcoins, já que de uma hora para outra poderia ter um prejuízo extremo. O mais racional, caso alguém queira entrar nesse mercado, é determinar uma porcentagem do capital, e investi-lo; de modo que as finanças pessoas não sejam comprometidas em um nível muito elevado.

É importante estudar bem essa decisão, sabendo que ao longo de sua história os Bitcoins tiveram quedas significativas. Esses episódios, por um lado são considerados como oportunidades para quem busca investir mais na moeda. Mas, por outro lado, podem representar uma significativa perda para quem depende apenas desse mercado.

Vale a Pena investir em Bitcoin?
Imagem: Divulgação

Novos investidores e o risco

Em 2018, o número de pessoas que investiam em Bitcoins no Brasil era maior que o número de pessoas físicas que investiam na bolsa de valores do país (B3). O número de pessoas cadastradas em alguma casa de câmbio de Bitcoin do país naquele ano era de mais de 1,4 milhão.

A alta do começo do ano, quando a moeda atingiu o recorde de US$ 50.602(2,7% a mais em relação ao anterior recorde) segundo especialistas, atraiu a atenção de novos investidores. O interesse aumentou especialmente depois que o bilionário americano Elon Musk publicou uma série de tweets sobre a moeda. O empresário da Tesla e da SpaceX teria ainda adicionado à sua carteira US$1,5 bilhão em Bitcoins.

No entanto, pessoas que não possuam tanto dinheiro como Musk e outros, não devem arriscar tudo em Bitcoin. Quem também advertiu sobre este risco foi outro bilionário americano. Bill Gates disse depois da alta da moeda no começo do ano que pessoas com menos dinheiro do que Elon Musk deveriam tomar cuidado com essa modalidade de investimento, pois “Musk tem toneladas de dinheiro e é muito sofisticado, então eu não me preocupo se o valor da criptomoeda dele vai subir ou descer aleatoriamente”.

Um investimento em Bitcoin é lucrativo?

Como vimos, os preços dessa moeda podem encorajar a investir em Bitcoins. Por outro lado, a pandemia de coronavírus e a crise financeira global por ela desencadeada podem desacelerar ligeiramente todas as criptomoedas no futuro.

Portanto, é impossível responder claramente se vale a pena investir em Bitcoins. Por enquanto, cada potencial investidor deve pensar sobre o assunto por conta própria e examinar cuidadosamente a situação atual do mercado de ações. Se decidir comprar Bitcoins, certifique-se de visitar uma bolsa de Bitcoin boa e segura onde você poderá.

Como investir em Bitcoin?

Se a decisão de comprar Bitcoins já foi tomada, é melhor consultar um especialista e estudar a predisposição da moeda para aumentar ou diminuir. Dessa forma, você evitará riscos desnecessários. Mais adiante, se você conseguir ter uma estratégia bem-sucedida, pode simplesmente vender seu Bitcoin na hora certa e investir em outras opções mais estáveis. No final das contas, estabilidade é o que precisamos para nossa aposentadoria.

A primeira maneira de investir em Bitcoin é comprar a criptomoeda em uma das bolsas disponíveis. A conta na qual iremos arrecadar fundos é completamente anônima. As pessoas que estão se perguntando se vale a pena investir em Bitcoin também se perguntam se o sistema é seguro. Elas devem saber que esse método apresenta alguns riscos.

Especialistas dizem que embora o protocolo Bitcoin disfarce informações pessoais, ele não oculta o endereço da carteira do usuário. Isso significa que não se trata de um sistema “anônimo”, mas de “pseudo anônimo”, e que alguém poderia, em tese, por meio de determinadas técnicas, rastrear seus dados pessoais.

Outras opções de investimento

Foto: Divulgação

Se depois de ver todos esses elementos, você não estiver convencido a investir em criptomoedas, pode considerar outras opções. Existem muitas ideias para investir, basta escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. Aqui estão algumas alternativas:

A Bolsa de Valores

Essa é outra opção de investimento. Contudo, vale a pena dizer já no começo que, assim como investir em Bitcoins, a bolsa de valores também tem seus riscos. O preço das ações também está sujeito a altas e quedas, e isso depende de vários fatores ligados ao mercado financeiro.

Por outro lado, abrir uma conta na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, leva muito pouco tempo e pode gerar bons rendimentos. Para abrir uma conta e começar a investir há várias corretoras online como Clear e Primo.

Fundos de investimento

Para entendê-los de uma forma simples: esses fundos funcionam como um patrimônio comum. Vários investidores colocam suas economias no fundo para que seja criada uma espécie de poupança coletiva. Essas contribuições são transformadas em ações, títulos de renda fixa ou uma combinação de ambos e são administradas por especialistas da instituição financeira.

O valor de todo esse patrimônio é dividido pelo número de participantes, e assim cada um aumenta sua rentabilidade. É por esta razão que os fundos de investimento têm risco mínimo e também permitem que você tenha acesso a uma variedade de mercados que você provavelmente não conseguiria se investisse individualmente.

Deixe um comentário